Como superar uma ressaca literária?

2 de ago de 2017
Como superar uma ressaca literária?

Depois de viajar por um universo que nos acolhe tão bem e nos proporciona aventuras tão gostosas, fica difícil se libertar pra dar chance pra outro, né? A gente sente o coração tão quentinho com aquela história e quer viver ela pra sempre. Infelizmente todos os livros tem uma última página. Eu vivo entrando em ressacas literárias e isso atrapalha demais a minha vidinha de leitora porque quando isso acontece eu posso encontrar o melhor livro do mundo e: não vou querer ler ele.

Hoje o R18 veio com dicas pra te ajudar a superar a ressaca literária e seguir em frente, afinal, mesmo amando eles tanto, a vida não pode parar junto com o final daquele universo, certo?


Corra para os braços do seu guilty pleasure


Aquele livrinho que você mooooorre de vergonha de assumir e gritar para o mundo "Sim, eu leio ele e durmo com ele ao lado da cama toda noite!!" vai ser a sua arma principal para esses momentos, muitas vezes eles nos encantam tanto e são tão "proibidos" que acabam sendo um ótimo caminho pra quando a tal da ressaca não nos larga de jeito nenhum.

Invista em outros hobbies 


Quando não está lendo, o que você gosta de fazer? Essa é uma pergunta muito importante já que um bom jeito de fazer esse tempo de ressaca passar mais rápido é se integrando em outras coisas que você curte fazer, assim você aproveita o tempo normalmente e nem sente ela te afetar. Com outros hobbies na cabeça você também vai conseguir dar um tempo pro seu cérebro processar todas as informações do último livro e não se sobrecarregar demais.

Calmamente procure por gêneros opostos


Quando terminei de ler toda a série de PJO, li tão rápido e um atrás do outro (tinha conseguido um bom preço na coleção toda então mandei ver e acabei em uma semana) e depois não sabia lidar com a decepção de ter acabado mesmo. Fiquei pelo menos dois meses e meio sem nem conseguir pensar sentar para ler que já me pesava tudo. Fui aos poucos dando voltinhas nas bibliotecas/livrarias daqui e não encontrava nada mas sempre parava pelas prateleiras de infanto-juvenil e aiai, me chamava mais atenção, sabe? Um dia em casa lembrei de um livro que ganhei a muitos anos e pronto, foi amor a primeira vista. A Garota que Perseguiu a Lua me salvou de uma das minhas maiores ressacas literárias.

Releia o seu livro favorito


Se tudo falhar, essa pode ser a sua saída! Nossos livros favoritos tem o poder de nos acalmar e nos trazem de volta pra aquele ambiente já conhecido e tão aconchegante. As vezes tudo o que a nossa cabeça precisa é o conforto de um universo do qual já sabemos tudo e não nos cansamos de explorar. Esse passo com certeza vai te trazer muuita paz além de ser mais uma chance de prestar atenção naquele detalhe que passou despercebido.

Bom, a resseca literária pode até ser um monstro mas tenha certeza que as tantas cabeças que ele vai ter vai depender apenas de você. A força pra sair dessa tem que vir de você também, se você não persistir e se deixar levar é aí que ela não vai embora mesmo. 

Agora aqui, entre nós, me conta: O que te fazer querer continuar lendo? 
No meu caso é a sensação de viajar pra bem longe sem nem mesmo ter que sair do lugar. Aquela bolha que se forma em minha volta quando o livro me prende tanto que quase me sinto no meio dele, lutando com aquela bruxa ou vivendo meu primeiro intercâmbio. Um livro me conquista de verdade quando consegue me fazer parar de pensar nas outras coisas e simplesmente focar nele. E olha que me fazer parar de pensar é uma tarefa bem difícil, ainda assim, os livros não falham.

14 comentários:

  1. Eu amei sei post, no momento me encontro numa ressaca literária de Harry Potter hauhauhaua help, mas vou botar suas dicas em prática *-*

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Espero que elas te ajudem, viu?

      ps: sacou o cabelo rosa na foto? referências ein hahahaha

      Excluir
  2. Nossa ótimas dicas, tenho lido pouco o máximo meus livros de cronicas pq Martha Medeiros nunca é demais para mim. Vou anotar as dicas pq nunca se sabe <3

    coffeeandwrite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha! Espero que elas te ajudem assim como me ajudam <3 beijo!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, vou seguir com certeza! Quando entro em ressaca costumo escolher um livro beeem levinho, água com açúcar ou o mais besta possível. Aí volta o ânimo para ler de novo.
    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia! hahahah esses são mesmo muito bons pra esses momentos! beijo!

      Excluir
  4. Estou numa ressaca litéria infinita que já dura uns bons 2 anos. Não consigo ler muita coisa, quando leio demoro 5 vidas e 7 meses para terminar. Tá dfícil. Suas dicas são ótimas, inclusive vou tentar pegar meu guitly pleasure pra ver se rola uma inspiração para ler de novo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! A ressaca é bem assim, a minha ultima durou alguns longos meses mas finalmente estou voltando aos pouquinhos hahah espero que funcione pra ti, beijo!

      Excluir
  5. Babe, eu não estou passando por uma ressaca literária, só queria poder terminar o meu livro (que já dura muito tempo) mas eu amei tanto as suas dicas que até me inspirou aqui para terminar de ler ele no fim de semana 💜

    Beijão, babe
    Supimpa Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bommmm, é sempre ótimo uma inspiração pra seguir com o livrinho, né? Eu to sempre precisando desses empurrões hahaha beijo!

      Excluir
  6. Tem umas histórias que são difíceis de se desgrudar mesmo, viu? Valeu pelas dicas ♥ To querendo me aventurar em histórias novas depois de um bom tempo sem ler.

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles grudam na gente e não nos largam mais, fica difícil fugir hahahah beijo!

      Excluir
  7. Reler o livro favorito funciona demais. Faço isso sempre que vejo que tô entrando numa ressaca. Também adoro ler guilty pleasures - foi assim que comecei a ler House of Night, após uma leitura de Kafka que me deixou muito deprê.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os guilty pleasures são tão gostosinhos aaaaa beijo!

      Excluir

Muito obrigada por visitar o QSM! Nos conte o que achou, sua opinião é muito importante ❤